Sobre o Projeto

         Atualmente, as atividades descritas neste blog decorrem do projeto "Ações educativas para promoção da alimentação saúdável em comunidades de baixa renda: estudo piloto em Acrelândia, Acre" (Auxílio à Pesquisa obtido no Edital 19/2010 Segurança Alimentar do CNPq).
         O objetivo principal é promover ações educativas para adoção de práticas alimentares saudáveis em comunidades de baixa renda por meio de atividades que aumentem o conhecimento da população sobre alimentação e condições de saúde e ampliem o acesso dessa população a alimentos mais saudáveis em particular frutas, legumes e verduras. Dentre as metas do projeto destacam-se:
a) realizar ações educativas para capacitação de agentes de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF), educadores e líderes comunitários para disseminação de conhecimentos para promoção da alimentação saudável; 
b) investigar a vulnerabilidade à insegurança alimentar segundo o ambiente alimentar; 
c) divulgar as atividades realizadas pelo projeto e os resultados da pesquisa, tendo como ferramenta as tecnologias sociais.

          Acrelândia é um município situado no noroeste do estado do Acre e foi a primeira cidade planejada do Acre e elevada a categoria de município através da lei Nº 1025/92 de 28 de abril de 1992. Foi criada a partir do desmembramento de Plácido de Castro e Senador Guiomard e tem população de 8.697hab., dos quais 43% estão na área urbana (estimativa do IBGE com base no Censo 2010). Ocupa uma área de 1.607,5 km2 situada entre os rios Abunã e Iquiri (também conhecido como Ituxi), no Vale do Rio Acre. Situada a 112 km a leste de Rio Branco, capital do estado do Acre, Acrelândia faz fronteira com os municípios acreanos de Senador Guiomard e Plácido de Castro, os estados do Amazonas e Rondônia e a Bolívia. Apresenta fácil acesso a Rio Branco e ao restante do país por meio da Rodovia BR 364.

Localização de Acrelândia no Brasil
Acrelândia, AC
      É uma área típica de fronteira agrícola, destacando-se no cultivo do algodão, do café e da banana e na extração da madeira e da castanha do Brasil.
        A origem da cidade está baseada em projetos de colonização estadual na década de 80. Nessa época foram implantadas as primeiras infra-estruturas para demarcação de lotes, construção de habitações, implantação de seringais de cultivos e cacau consorciados com agricultura familiar. O município foi povoado por famílias de agricultores provenientes das regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, participantes de projetos de colonização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/acre/acrelandia.pdf.
    O município exibe um dos piores indicadores socioeconômicos e de desenvolvimento infantil do país. Em 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano para essa cidade foi de 0,680, com uma taxa para mortalidade infantil de 70,75 por mil nascimentos. A taxa de analfabetismo do município é de 24,3%.
         A Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com pesquisadoresda Universidade Federal do Acre (UFAC), mantém pesquisas sobre saúde e nutrição em Acrelândia desde o início de 2003. Pesquisas sobre malária foram iniciadas pela Professora Mônica da Silva Nunes (UFAC) e são coordenadas pelo Professor Marcelo Urbano Ferreira (USP). Os estudos sobre nutrição são coordenados pela Professora Marly Augusto Cardoso, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e pelo Professor Pascoal Torres Muniz, da UFAC. Por meio de inquéritos de base populacional com crianças, estudos sobre crescimento, práticas alimentares, anemia, deficiência de nutrientes e doenças infecciosas vêm sendo conduzidos na área urbana de Acrelândia.


Saiba mais sobre a cidade de Acrelândia: "Novos Tempos" - Por Luízio Oliveira, 29 de agosto de 2011