01 novembro 2011

O despertar...

Por Lúcia Guerra
"A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo" (Ruth Benedict)


Na busca por querer saber em que cenário Acrelândia se encontra após nossa passagem em julho de 2011, fiquei surpresa ao perceber que os agentes sociais daquela cidade haviam sido sensibilizados de alguma forma para o cuidado, a importância e o resgate cultural das pessoas daquela localidade, isso em diversos aspectos.

Em setembro de 2011 foi criado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação do município o Parque Ambiental de Acrelândia, uma área ecológica que contém árvores nativas, dentre elas pés de frutas regionais e a manutenção do local é feita pelos próprios professores.



Os agentes de saúde de Acrelândia serão formados com um Curso Técnico de Capacitação, dando subsídios para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, que terá duração de 8 meses. De acordo com a matéria feita pelo repórter da TV Acrelândia - Aluízio Oliveira, este curso estará instrumentalizando os agentes para que eles possam executar com qualidade o atendimento à população - tendo como tema o Papel do agente de saúde no SUS.



Uma escola da rede pública de Acrelândia, realizou uma Feira Cultural Folclórica idealizada pelos alunos com orientação de professores. Além das atividades de construção de livros de poesia, brinquedos artesanais, também foram resgatados durante o evento os diversos tipos de alimentos regionais.



As nutricionistas (Thassiana e Deise) desenvolveram uma Semana de Promoção à Alimentação Saudável, após o dia do nutricionista (31 de agosto), visitando todas as escolas com a realização desta atividade que teve como foco a merenda escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário