31 outubro 2011

Oficinas Culinárias realizadas em Acrelândia, AC, em julho 2011 - II

Por Lúcia Guerra


Oficina Culinária com crianças de 0 a 6 anos no CRAS


Nos dias seguintes, tínhamos outras duas oficinas culinárias para realizarmos. Uma oficina com o grupo de crianças de 0 a 6 anos atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que inserimos a rotina já existente - acolher as crianças, partilhar a leitura de livros infantis com elas e depois fazer um desenho da história lida e contada. Posterior a isso, utilizamos como recurso didático a cartilha que havíamos levado, com figuras de alimentos (frutas, legumes e hortaliças), um prato no qual eles poderiam desenhar os alimentos que gostavam e levamos também cestas de frutas para que eles pudessem identificar alguns alimentos da região. No final da oficina, preparamos o suco de carambola e degustamos pêra. Pois, foi a fruta que eles disseram nunca ter experimentado.



Oficina culinária com as merendeiras das escolas de Acrelânida


Outra atividade que realizamos foi uma oficina culinária com as merendeiras das escolas de Acrelândia. Esta atividade aconteceu em conjunto com as nutricionista Thassiana e Deise que nos solicitaram uma oficina específica com esse grupo, visto a importância da utilização e preparado dos alimentos regionais na merenda escolar.

Aconteceu no período da tarde, às 14h, inciando com a palestra da nutricionista Thassiana sobre as boas práticas de manipulação de alimentos e seguiu com a palestra da Neide sobre Hortas Esquecidas tendo como foco a merenda escolar. Após as palestras realizamos um lanche com os alimentos preparados pela Neide: pão de banana, salada de mamão verde (salada tailandesa), sushi de tapioca, sucos de carambola e limão com capim cidreira. Foram distribuídas as receitas de algumas das preparações ofertadas e cartilhas sobre alimentação saudável.

Salada de papaia verde 




1 mamão bem verde, com cerca de meio quilo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado
2 colheres (sopa) de coentro 

4 dentes de alho picado e frito em pouco óleo até ficar crocante e escorrido
1 colher (chá) de pimenta-vermelha picada 


Com uma faca afiada, faça vários riscos no mamão e deixe sair a seiva por meia hora. Lave bem, descasque com descascador de legumes e rale no ralo grosso. Junte o açúcar e o sal diluídos no suco de limão, o cheiro-verde e o coentro. Misture com cuidado e sirva a salada polvilhada com o alho frito e a pimenta.
Rende de 4 a 6 porções

O que pode ser extraído destas duas oficinas é que na primeira, o desconhecimento das crianças quanto aos alimentos apresentados levava ao não consumo ou mesmo ao não gostar sem ao menos conhecer e ter consumido. Sendo preciso, situações práticas para reconhecimento, experimentação de sabores e ofertas constantes para geração de hábitos e identificação cultural. Na segunda, percebemos que já existia um certo reconhecimento quanto ao que foi apresentado, mas era preciso o resgate cultural e o conhecimento da importância de preparar aqueles alimentos de maneira diferente e atrativa no dia a dia, considerando sua existência, produção e cultivo local.

Um comentário: