25 maio 2012

Acrelândia 2012: pavê de pão e cupuaçu para o piquenique das crianças



Por Neide Rigo


Precisamos improvisar um doce para levar para o piquenique das crianças, porque criança que é criança gosta de doce. E se pudesse usar o cupuaçu, que ganhamos aos montes da vizinha Oliete, tanto melhor. Quis fugir do previsível creme de cupuaçu com creme de leite e leite condensado. Lembrei-me então da receita de uma amiga, feita com pão, cenoura e coco e resolvi arriscar com os novos ingredientes. Fiz todas as adaptações possíveis e ainda acrescentei castanhas picadas e três acerolinhas para enfeitar.  As crianças e adultos adoraram. Senti que preferiam se tivesse mais açúcar, um padrão mais "leite-condensado,  mas gostaram mesmo assim e elogiaram. 


 



TORTA/ PAVÊ DE PÃO DOCE COM CUPUAÇU E CASTANHAS

Ingredientes
10 bisnagas doces grandes de padaria ou pão de leite
Calda
2 xícaras de água
1 xícara de açúcar
1 xícara de polpa de cupuaçu tirada com a tesoura (não dessas polpas aguadas em saquinho)
1 pau de canela
Recheio
3 xícaras de polpa de cupuaçu
1 xícara de açúcar
1 xícara de castanhas picadas
Cobertura
2 xícaras de leite
½ xícara de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de maisena diluída em um pouco de leite

Modo de preparo: pegue uma travessa grande (pode ser travessa para fazer lasanha) com bordas meio altas para que a torta não se espalhe pelos lados. Corte os pães de comprido em três fatias, reserve.
Faça a calda: bata no liquidificador a água com o açúcar e o cupuaçu. Leve ao fogo com a canela e deixe ferver, e desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco.
Faça o recheio: misture o cupuaçu bem picado junto com o açúcar e leve ao fogo. Quando ficar bem cremoso, desligue o fogo e junte metade das castanhas – reserve o restante para a cobertura.
Montagem: coloque uma camada de fatias de pão (com o lado mais escurinho virado para baixo e molhe com um terço da calda. Coloque metade do creme de cupuaçu, espalhe, coloque mais uma camada de fatias de pão (as fatias do meio), molhe com mais um terço de calda. Espalhe o doce de cupuaçu restante e  outra camada de pão (com casca para cima). Molhe com o restante da calda. Agora coloque na geladeira coberta com papel alumínio bem pressionado, até gelar. Só então coloque a cobertura.
Cobertura: numa panela misture o leite, o chocolate, o açúcar e leve ao fogo. Quando ferver, junte a maisena diluída e cozinhe mais um pouco até engrossar. Despeje ainda quente sobre a torta, espalhe as castanhas e deixe na geladeira até gelar. Decore com acerolas, se quiser.  

Rende mais ou menos 20 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário